Palácio de Versalhes quer abrigar hotel com vista para jardim

1

O Palácio de Versalhes, residência dos reis da França nos séculos XVII e XVIII, quer transformar em hotel um conjunto de três prédios com vista para o jardim de Orangerie, indicou nesta segunda-feira (17) a direção do local.

A administração abriu há duas semanas uma concorrência para este projeto, que inclui os três edifícios, desocupados desde 2008, que representam uma área total de 2.800 metros quadrados.

O acesso ao hotel será externo ao parque, mas alguns quartos terão vista para o jardim de Orangerie.

Reforma de 4 milhões de euros

Turistas no Palácio de Versailles, na França (Foto: Kenzo Tribouillard/AFP)Turistas no Palácio de Versaiiles, na França (Foto: Kenzo Tribouillard/AFP)

De acordo com a concorrência para este hotel, cuja concessão será dada por 60 anos, a renovação do telhado e da fachada representa um investimento estimado entre 4 e 7 milhões de euros, aos quais são acrescentados 4 milhões de euros para reformas internas.

“Esta iniciativa faz parte da política de renovação das atividades econômica em monumentos históricos, a valorização dos espaços e a implantação de atividades econômicas em monumentos históricos”, explica uma fonte próxima à administração de Versalhes.

Quarto da princesa Adelaide, filha do rei Luís XV, no Palácio de Versailles. Os aposentos pertencentes às filhas do rei reabriram ao público totalmente reformados no fim de abril. (Foto: Kenzo Tribouillard/AFP)Um dos quartos do interior do Palácio de Versailles (Foto: Kenzo Tribouillard/AFP)

O grupo AccorHotels, que disputa a concorrência de acordo com o Journal du Dimanche, confirmou o seu interesse à AFP.

“O que seria surpreendente é que não fizéssemos parte do grupo que apresentou um projeto. A partir do momento que você é o número um do mercado, é lógico estar na corrida”, declarou um porta-voz.

Um projeto de “hotel boutique” com 23 quartos já havia sido anunciado em 2010 e uma concessão de 30 anos foi atribuída a uma empresa privada, Ivy Internacional, mas esta renunciou ao projeto.

O Palácio de Versalhes, no sudoeste de Paris, é um dos locais mais visitados por turistas na França.

Comentários

COMPARTILHE