Vestibular da UFPR: inscrições começam em 14 de agosto

Candidatos têm até 11 de setembro para se inscrever. Provas da primeira fase estão marcadas para 8 de novembro

14

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) publicou na tarde desta quinta-feira (30) o edital com os prazos para o vestibular 2015/2016. As inscrições começam em 14 de agosto e vão até 11 de setembro.

As provas da primeira fase ocorrem em apenas um dia, 8 de novembro. São 80 questões objetivas, distribuídas nas disciplinas de Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História, com nove questões cada uma; Língua Estrangeira Moderna, com oito; Português, com 18 questões; além de compreensão de texto e Literatura Brasileira, com nove questões cada uma.

Para língua estrangeira, o candidato pode optar entre Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Italiano.

Segunda fase

A segunda fase será em dois dias, em 6 e 7 de dezembro. O primeiro dia é para a prova de Compreensão e Produção de Textos, obrigatória para todos os cursos, com 4h30 de duração. São cinco questões discursivas, totalizando 60 pontos.

No segundo dia, ocorrem as provas específicas de Biologia Física, Química, Matemática, Geografia, História, Sociologia e Filosofia. Cada uma com 10 questões discursivas no valor de quatro pontos, cada.

As provas específicas variam conforme o curso do candidato. Cada graduação pode optar entre ter uma e duas provas, ou optar por aplicar apenas a de compreensão de texto.

Para os cursos que optarem por uma disciplina específica, o tempo de prova no segundo dia é de 2h30. Para duas disciplinas, o tempo dobra e fica em cinco horas.

Processo estendido

Nos cursos de Estatística, Matemática e Matemática Industrial, os candidatos enfrentam ainda uma terceira fase.

No chamado Processo Seletivo Estendido (PSE), os candidatos devem cursar duas disciplinas básicas ao longo do primeiro semestre de 2016, com o valor de 100 pontos. Serão aprovados aqueles que obtiveram média 50 ou superior.

Habilidades específicas

Para os cursos de Música (Licenciatura e Bacharelado), as provas também são em três etapas. Neste caso, a prova eliminatória ocorre no dia 11 de outubro, portanto antes da primeira fase. São 30 questões objetivas, com início às 14h e duração de três horas.

Já para os cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo, as provas da segunda fase consistem em desenhos, e o candidato deve levar materiais específicos, como lápis, lapiseiras, estilete, esfuminho, marcadores coloridos, entre outros.

Comentários

FONTEGazeta do Povo
COMPARTILHE