Ribeirão Claro está entre as cidades que mais investem em qualificação

O município está com um olhar diferenciado para a qualificação profissional, buscando intensificar mais os conhecimentos da população.

3

Nesta sexta­-feira, 14, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Ribeirão Claro, formou 33 alunos dos cursos: operador de computador e artesanato (macramê). O município está com um olhar diferenciado para a qualificação profissional, buscando intensificar mais os conhecimentos da população. Até o mês de agosto, o Senac já qualificou 12 turmas – aproximadamente 200 alunos atendidos.

De acordo com o gerente regional do Senac, Antenor de Matos Pinheiro, já estão programadas mais 16 turmas de diferentes cursos para os próximos meses. Pinheiro afirma que Ribeirão Claro vive um cenário promissor para o futuro, pois há dois grandes resorts que estão ampliando cada vez mais os empreendimentos, e neste âmbito, o Senac vem para agregar, para qualificar esses profissionais. “Hoje a qualificação é necessária não só para procurar emprego, mas também para o profissional se manter no emprego. Reconhecemos e agradecemos a parceria do prefeito Geraldo Maurício de Araújo em nos ceder toda estrutura para a realização dos cursos, sem esta parceria não seria possível o Senac concluir o trabalho”, enalteceu o gerente.

Foram aproximadamente três meses de aulas com alunos entre 15 e 50 anos. O professor do curso de operador de computador, Bruno G. Fioravantti comentou que entraram 20 alunos desde o início e 18 conseguiram formação. “Uma média excelente porque tivemos poucos desistentes”. Segundo ele, o conteúdo aplicado em sala de aula foi produtivo e a maioria da turma teve um bom rendimento. “Os cursos fazem parte do Programa Senac de Gratuidade em pareceria com o Cras do município, os alunos não tiveram custo nenhum. Alguns não tinham nem ideia de como trabalhar com os programas, estamos muito satisfeitos com o resultado”, disse Fioravantti.

O prefeito Geral Maurício de Araújo esteve presente para prestigiar a formatura e parabenizar os alunos, dando incentivo para que continuem se qualificando nos demais cursos e nas próximas turmas que estão para abrir. “Estou muito satisfeito em ver que estamos tendo resultados positivos e garantir que após os cursos, cada cidadão vai ter capacidade de garantir sua renda, principalmente os formandos em artesanato, que tem a oportunidade de oferecer seus trabalhos para os turistas e o comércio em geral.

A parceria do Senac é muito importante para o município”, destacou Maurício. A Secretária Municipal de Assistência Social, Regina Margarete N. Fernandes, comentou que é um desejo do prefeito que está se tornando realidade, pois, seu programa de governo é investir cada vez mais em qualificação profissional dos ribeirão­clarenses. “Temos muitos empreendimentos investindo cada vez mais no município por ser um nicho turístico da região. Com os cursos teremos na cidade mão de obra qualificada e não será preciso contratar pessoas de fora”.

Gabriela Diniz de Moraes, 16, é uma das alunas que acabou de se formar. Moradora da zona rural, não possui internet em casa e foi uma das alunas de destaque no curso de operador de computador. Segundo ela, sua motivação em iniciar o curso foi após ganhar um tablet – que despertou seu interesse em aprender mais sobre o equipamento. Considerada pelo professor como uma das alunas de destaque, sonha em fazer engenharia da computação. “Aprendi muita coisa sobre formatação e coisas que não sabia. O curso me incentivou e firmou a minha ideia de que é esta profissão que quero para minha vida. Tenho interesse em aprender cada vez mais sobre este meio”, garantiu.

Comentários

FONTETribuna do Vale/Dayse Miranda
COMPARTILHE