Projeto “Odontologia na Escola” começa hoje em Santo Antônio

Sendo a escola considerada um local adequado para a ampliação de programas de saúde por reunir crianças em faixas etárias propícias à adoção de medidas preventivas

2
A saúde bucal no Brasil ainda apresenta um quadro epidemiológico preocupante, com altos índices de cárie dentária associados a focos de polarização da doença.
Sendo a escola  considerada um local adequado para a ampliação de programas de saúde por reunir  crianças em faixas etárias propícias à adoção de medidas preventivas, a Secretaria de Saúde de Santo Antonio através  do setor de Odontologia inicia nesta sexta-feira,dia 14, o  Projeto : “Odontologia na Escola “ que tem por objetivo realizar uma triagem em crianças de três a 10 anos para verificar a condição dentaria das mesmas e posterior a esta triagem, iniciar o tratamento da remoção de cáries e selamento do dente conhecido como ART (Tratamento Restaurador Atraumático)
Segundo Adriana Cristina Mendes de Almeida, diretora da secretaria. o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) é uma técnica de mínima intervenção e máxima prevenção, baixo custo e que utiliza apenas instrumentos manuais.
O Coordenador de saúde Bucal do município,Jose Mário D. Fraiz,  ressalta  que o  objetivo da iniciativa é melhorar a condição da saúde odontológica das crianças dentro de um programa de educação em Saúde Bucal, para  suprir as necessidades da demanda reprimida, evitando o tratamento  convencional.
Esta ação de promoção em saúde faz parte  do PSE ( Programa de Saúde na Escola) e será realizado mensalmente em todas as Escolas do município em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
O projeto piloto inicia hoje na Escola Franklin D. Roosevelt(antigo Colégio Agrícola) com a triagem dos alunos para que, na próxima semana, dia 21, sejam realizadas as restaurações.
O coordenador ressalta a importância de se observar que as crianças brasileiras mantêm elevados números de extrações dentárias prematuras, sem a preservação do espaço perdido,contribuindo assim para a manutenção de altos índices relacionados a cárie dentária e desenvolvimento de más oclusões.
A promoção de saúde é uma forma de se trabalhar a prevenção da cárie dental e de outros agravos, sendo realizada preferencialmente em ambientes de convívio social, como as escolas, pois, dessa forma, a incorporação de hábitos e comportamentos saudáveis, relacionados à saúde bucal, torna-se mais efetiva.

Comentários

FONTEnpdiário
COMPARTILHE